Conheça Guilherme

Guilherme é educador, formado em Ciências Contábeis (UFC) e pós-graduado em Administração. É filho dos servidores públicos Luiz e Aurélia Sampaio e pai de Gabriel(17) e Pedro(15). É um dos fundadores da Casa da Tia Léa, escola de educação infantil e fundamental.

Antes de ser político, iniciou sua militância nos movimentos que lutam pelo direito a educação pública e dirigiu uma experiência de microcrédito, para geração de emprego e renda de pessoas na faixa de pobreza. Também presidiu a Associação Cearense de Creches e Pré-escolas.

Cumpre atualmente seu terceiro mandato como Vereador de Fortaleza, tendo sido autor de leis de grande impacto social e reconhecido várias vezes entre os mais atuantes. Foi líder do Governo de Luizianne Lins na Câmara, líder da oposição nos 2 primeiros anos da atual administração e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte em 2 mandatos. Em 2015, exerceu o cargo de Secretário da Cultura do Estado, tendo sido responsável, entre outras ações, pela reabertura da biblioteca pública e do Cineteatro São Luiz.

 

ÉTICA NA POLÍTICA

 Guilherme é o autor do novo código de Ética da Câmara Municipal, que fixa as obrigações e coíbe desvio na atuação dos parlamentares.

LEIS & LUTAS DE GUILHERME. CONHEÇA…

LEI DO PAREDÃO: Combate a poluição sonora, proibindo o funcionamento de paredões de som em espaços públicos – Lei 9756/11

FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Emenda de Guilherme assegurou recursos e autonomia financeira para a educação pública em Fortaleza. Como relator, previu também na Lei Orgânica, a criação da Secretaria e do Conselho Municipal de Educacao, que não existiam.

LEI DA PRIORIDADE PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIENCIA: Garante a preferência em qualquer fila, independentemente de ser exclusiva – Lei 10189/14

LEI DO PREÇO CLARO: Obrigou supermercados a informar nas gondolas o preço dos produtos por quilo, litro ou metro para facilitar a comparação do consumidor – Lei 9545/09

 VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: Guilherme foi o negociador na Câmara do Plano de carreira da categoria, da incorporação de aditivos e da garantia dos direitos do magistério para professores em laboratórios, bibliotecas e atendimento especializado. É também autor da emenda que criou o pagamento de pecúnia como opção a licença prêmio e do projeto Computador do Professor, que beneficiou cerca de 10 mil profissionais.

CULTURA. SÃO LUIZ E BILIOTECA REABERTOS: Como Secretário da Cultura do estado, Guilherme reabriu o Cineteatro São Luiz, com ampla programação popular, e a Biblioteca Pública, que estava fechada.  Garantiu ainda todos os editais de apoio com pagamento em dia e a ampla participação de artistas e produtores, com os Diálogos culturais e a reativação dos Conselhos de Cultura e do Patrimônio.

 ISENÇÃO DO ISS PARA ARTISTAS E DO IPTU PARA TEATROS/PONTOS DE CULTURA. Guilherme foi o negociador da lei que isenta de ISS os artistas locais, e é o autor da proposta de isenção de IPTU para pequenos teatros.  É sua também a lei que regulamenta os circos itinerantes e a que proíbe o abuso da apreensão de instrumentos dos músicos em ações de fiscalização da poluição sonora.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PUBLICO: Como líder de governo, Guilherme foi o negociador da aprovação de 13 planos de carreira, beneficiando todas as categorias dos servidores municipais

SAÚDE: Guilherme foi o negociador do regime estatutário para agentes de saúde e endemias, garantindo-lhes estabilidade e o plano do IPM saúde. É seu também o projeto indicativo que resultou no direito a extensão da carga horária de médicos, dentistas, e enfermeiros, ampliando o atendimento a população.

LEI DO PASSE LIVRE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS LGBT: Guilherme foi o negociador na Câmara do passe livre no transporte coletivo para pessoas com deficiência. Criou também a Frente Parlamentar contra a discriminação LGBTTT e é autor do projeto que visa garantir o direito de uso do nome social por travestis e transgêneros em atendimentos do serviço público.

ÉTICA NA POLÍTICA: Guilherme é o autor do novo Código de ética da Câmara Municipal, que fixa as obrigações e coíbe desvios na atuação parlamentar.

 MORADIA: Foi de Guilherme o projeto indicativo da isenção de impostos para o Minha Casa e Minha Vida em Fortaleza. Já em Caucaia, ele negociou a garantia de moradia para 880 famílias, beneficiarias do condomínio dos Gregos.

JUVENTUDE: Na câmara, Guilherme foi o negociador da aprovação e criação do Conselho, da Coordenadoria e do Plano Municipal de políticas para a juvenude